20170328

Jesus volta e renova a fé na combinação barulho e melodia

A Páscoa é só no próximo dia 16, mas Jesus já ressuscitou. Pelo menos o Jesus and Mary Chain, que está de volta com Damage and Joy. É o tipo de retorno que rende textão – sobre a importância histórica, o legado, o espaço que a banda almeja ocupar no cenário atual. Como ninguém vai ler, basta dizer que fazia 19 anos que os irmãos Jim e William Reid não lançavam trabalho inédito. Na época, eles finalizaram Munki cantando que odiavam o rock’n’roll. No novo disco, terminam dizendo que não se pode pará-lo.



A mudança de opinião dos temperamentais escoceses funciona como parâmetro do que esperar de Damage and Joy. Nem parece que seus autores começaram lá na década de 1980, de tanto frescor que o álbum exala. A combinação afiada de barulho e melodia que arrebanhou fiéis com o seminal Psychocandy (1985) foi preservada. No entanto, como que por intervenção divina, a vocação para a deprê deu lugar a uma euforia adolescente, manifestada logo na abertura com o corinho faceiro de “Amputation”.



O clima continua bom com as grudentas “All Things Pass”, pop até o talo, e “Always Sad”, adoçada pelos vocais da parceira de William, Bernadette Dennin. Ela não é única voz delicada a contrastar com as paredes de guitarras. Isobel Campbell (do Belle & Sebastian) se derrete em “The Two of Us” e “Song for a Secret”, enquanto Sky Ferreira parte corações em “Black and Blues”. Demorou, mas os manos aprenderam o que Vinícius de Moraes sabia desde 1967: é melhor ser alegre do que ser triste.

Talento confirmado 

Pegue o EP dos Noahs, Rise, e mostre para aquele seu amigo indie que paga pau para qualquer bandeca indie folk vinda dos cafundós dos Estados Unidos. Não conte a origem do quarteto, qual a idade dos integrantes, o que já fizeram, nenhuma informação. Apenas bote para rolar. Quando ele estiver totalmente envolvido por “Talk to Me”, de olhinhos apertados com “Colours” ou listando as influências de ‘Suddenly”, comente como quem não quer nada: os rapazes vêm de Florianópolis, estrearam em 2014 com Cedar & Fire e estão cada vez melhores. Em seguida, convide o chapa para o show de lançamento do disco em casa, dia 1º, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Não esqueça de avisá-lo para levar o babador.



(coluna publicada hoje no
Diário Catarinense)

Nenhum comentário: