20160405

O novo som de Salvador pede passagem

Muito além dos abadás berrantes, das coreografias duvidosas e da alegria ensaiada, algo de novo está acontecendo na cena pop de Salvador. Surgido em 2009 com a pretensão assumida de “modernizar o passado amplificando as tradições populares”, o coletivo BaianaSystem chega ao segundo disco pronto para seduzir corações, mentes e quadris da metade meridional do país. Você já ouviu esse papo de unir regional com universal antes com Chico Science, mas Duas Cidades se difere do mangue beat pela origem, pelas matrizes empregadas para atingir seu intento e por introduzir no menu sonoro nacional o “bahia bass”.



O BaianaSystem é um dos expoentes desse movimento, estética, gênero ou seja lá o que for, criado para ressignificar a música urbana soteropolitana. Como os sound sys­tems jamaicanos nos quais se inspira, a configuração do grupo gira em torno de Roberto Barreto (guitarra), Russo Passapusso (vocais) e SekoBass (baixo). Os demais integrantes variam conforme a ocasião, incluindo percussionistas, DJs e produtores. Essa combinação acaba resultando em um som livre para beber de qualquer fonte de qualquer lugar de qualquer época, desde que seja dançante.

As duas músicas que precederam o lançamento do álbum – o reggae nervoso “Playsom” e a cumbia “Lucro (Descomprimindo)”– dão uma noção do banquete que aguarda o ouvinte. Aqui e ali, em doses generosas ou pin­celadas sutis, aparecem frevo, kuduro, pagode, samba-reg­gae, ijexá e ritmos afro-latinos, embalados por letras em sua maioria políticas e batidões de levantar defunto. É tanta informação que fica até difícil apontar algum destaque. Por enquanto, as frenéticas “Calamatraca” e “Bala na Agulha” despontam como favoritas. Nada impede, porém, que essa lista mude na próxima audição de Duas Cidades.

Clube punk-brega
Produzido via financiamento coletivo, Wanclub desenterra e rearranja pepitas do repertório de Wander Wildner. Para satisfação da posteridade, clássicos dos Replicantes (antiga banda do bardo punk-brega) como “Astronauta” e “Surfista Calhorda” foram mantidos quase irretocáveis – o mesmo não se pode dizer de “Sandina”, que ganhou uma roupagem tosca no mau sentido. De sua carreira solo, “Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro” e “Um Lugar do Caralho” funcionam sempre, não importa a releitura. A versão física conta com 14 faixas e a digital traz seis a mais (incluindo a inédita “Colonos em Chamas”), disponíveis também para download àqueles que ajudaram a bancar o disco.




 ANÇAMENTOS



João Donato, Donato Elétrico – Um trabalho cheio de ideias novas, produzido à moda antiga. É assim que o acreano de 81 anos, quase 70 de carreira, define este disco. No repertório, o artista parte de seus álbuns da década de 1970, como A Bad Donato e Donato/Deodato, para explorar abordagens contemporâneas com piano elétrico, sintetizadores e teclados analógicos.



The 1975, I Like It When You Sleep, for You Are So Beautiful Yet So Unaware of It – Por trás do nome quilométrico está o segundo disco da banda inglesa que, em seus melhores momentos, lembra um Duran Duran alternativo. Sintonize “Love me”, “UGH” ou “The Sound” e comprove que a história sempre se repete como farsa.



(coluna publicada hoje no Diário Catarinense)

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