20150424

5 discos joinhas para você se deleitar

É tanto lançamento de tanto estilo que o cidadão até fica atordoado, sem saber por onde começar nem que caminho seguir. Em mais um serviço de utilidade pública e (de)formação de opinião, este veículo selecionou cinco novos discos que, cada um a seu modo, distinguem-se na paisagem musical. Do pop fácil ao instrumental cabeçudo, da raiz roqueira à roupagem moderninha, tem de tudo (em ordem alfabética, para evitar ciumeira) para você experimentar. Não precisa agradecer, a gente está aqui para isso.


All Possible Futures, MIAMI HORROR Expoente da invasão australiana às pistas abertas a algo mais orgânico do que superstars DJs, todos os futuros possíveis vislumbrados pelo segundo disco do quarteto australiano passam pelo pop dançante da década de 80. Prepare-se para levitar com climas espaciais, guitarrinhas funky e batidas disco music em uma festa onde o sol nunca se põe e a noite nunca termina. OUÇA “Love Like Mine”, “Wild Motion”, “Out of Sight”.





Dreamers, BARBARA OHANA A cantora carioca encontrou sua praia em São Paulo, onde floresceu a sonoridade que tem tudo para agradar fãs de Lana del Rey e Goldfrapp. Não à toa, todas as oito faixas deste EP são em inglês, idioma em que ela fica mais à vontade para desfilar um repertório de influências que vão de David Bowie a New Order. Sim, a moça é parente da atriz Claudia Ohana, a quem chama de tia. OUÇA “Ordinary Piece”, “Golden Hours”, “Karaoke Track”.





III, BIXIGA 70 O coletivo paulistano de dez integrantes destaca-se no cenário da música instrumental brasileira pela pluraridade de ritmos. Afrofunk, jazz, cumbia, adaptações de pontos de terreiro, levadas latinas, dub, guitarras angolanas e pífanos agrestes (entre outras manifestações rítmicas) convivem nas nove faixas, forjando um sincretismo autoral que desconhece barreiras a serem exploradas. OUÇA “Niran”, “100% 13”, “Mil Vidas”.





Kindred, PASSION PIT Vão longe os dias em que uma amiga da coluna definiu o single que colocou a banda americana no radar, The Reeling, como “alegria da juventude”. Parte dessa felicidade reaparece no terceiro álbum, no qual o vocalista Michael Angelakos trata seu transtorno bipolar com menos saturação e mais clareza em refrãos movidos a sintetizadores grudentos à primeira audição. OUÇA “Where the Sky Hangs”, “My Brother Taught me How to Swim”, “Five Foot Ten”.





Sound & Color, ALABAMA SHAKES Depois de deixar o mundo de joelhos com Boys & Girls, em 2012, os caipiras americanos trazem mais um punhado de canções sedimentadas em soul, blues e rock sulista. Mas não espere uma repetição do anterior, pois a banda enfrenta a famosa “síndrome do segundo disco” ampliando horizontes com sons e cores. E, claro, com a voz marcante de Brittany Howard para convencer. OUÇA: “Dunes”, “Gimme All Your Love”, “The Greatest”.



(coluna publicada hoje no Diário Catarinense)

Nenhum comentário: