20150103

Foi-se a rainha, ficou a coroa


(coluna publicada hoje no Diário Catarinense)

Madonna, sempre causando. Pouco antes do Natal, 13 músicas brotaram na internet creditadas como se fossem do 13º disco dela. Os fãs ainda duvidavam da existência de papai noel quando apareceram mais 14 faixas, incluindo uma colaboração com Pharrell, “Back That Up (Do It)”. A cantora reagiu denunciando que eram demos (material não finalizado) e aproveitou para antecipar seis canções de Rebel Heart, o verdadeiro nome do álbum, cujo lançamento oficial está previsto apenas para março.

Para uma mulher que já fez a festa dos tabloides tendo clipe censurado, desafiando tabus sexuais e até encontrando Jesus, convenhamos: o vazamento não passa de escândalo dos mais mixurucas, principalmente o seu desdobramento. As versões oficiais revelam uma fraqueza assustadora da artista na capacidade de renovar a fórmula mantendo-se no papel de guia. Aos 57 anos, ela assume seguir quem a tinha como inspiração – como Nicki Minaj, que participa da provocação primária de “Bitch, I’m Madonna”.

Da meia dúzia de músicas autorizadas, a única que foge do previsível é “Unapologetic Bitch”. Mesmo assim, graças ao truque manjado de confiar sua identidade ao produtor da vez; no caso, o reggae injetado por Diplo. Os estrelados Avicci e Kanye West também aparecem entre os produtores, sem maiores consequências que não acentuar a pobreza musical de um reinado que desmoronou. Como nas monarquias atuais, o poder de Madonna na corte do pop tornou-se meramente decorativo. Quem manda e desmanda são as bitches mais jovens.

Dez previsões para 2015
01
| A vocalista de uma banda de axé parte para a carreira solo. A banda promove um concurso no Faustão para escolher sua substituta.

02 | São encontrados raros registros de Renato Russo em estúdio, dando início a uma longa pendenga judicial a respeito da comercialização do material sob o nome Legião Urbana.

03 | O disco novo do Guns ‘n Roses é novamente adiado para data indeterminada.

04 | Uma famosa cantora de MPB entra no armário em entrevista exclusiva ao Fantástico.

05 | Depois do forró e do sertanejo, surge o “metal universitário”.

06 | Um conhecido guitarrista enfrenta acusações de assédio nas redes sociais. Em defesa, alega que seu perfil foi invadido, não sem antes apagar todos os posts incriminadores.

07 | O Faith No More volta com a formação original, lança um álbum inédito e anuncia shows em 47 cidades do Brasil. Ao final da turnê, o grupo se desfaz.

08 | Lobão anuncia a fundação de um partido neoconservador de pós-direita.

09 | Um cantor popular cai no bafômetro em uma blitz de trânsito, mas é liberado após um selfie com o guarda.

10 | Nenhuma banda brasileira acaba.

Nenhum comentário: