20141107

Buda da periferia ilumina a MPB



(coluna publicada hoje no Diário Catarinense)

Poucos discos nacionais eram tão aguardados quanto este Convoque Seu Buda, lançado nesta semana por Criolo. Afinal, trata-se de sucessor do aclamadíssimo Nó na Orelha, que estabeleceu novos parâmetros para o rap brasileiro em 2011 e conquistou proletários e burgueses. Para felicidade da torcida, o álbum – disponiblizado gratuitamente no site do artista paulistano – não apenas confirma as expectativas, como expande a paleta de gêneros musicais atribuídos ao seu autor. A música dele extingue qualquer carma ruim.

Não que o estilo com o qual Criolo virou unanimidade não apareça com força, longe disso. Os irmãos podem ficar sossegados, porque o ritmo e a poesia burilados na periferia sobressaem em “Plano de Voo” (com o rimador Neto, do grupo Síntese) e na faixa-título. Igualmente letal, “Esquiva da Esgrima” traz um refrão memorável, precedido pelo verso que parece um ditado: “Quem toma banho de ódio exala o aroma da morte”. Já “Cartão de Visita” recebe a cantora Tulipa Ruiz para realçar a levada black music do tempo bom que não volta nunca mais.

Como no trabalho anterior, reggae e samba têm lugar cativo em “Pé de Breque” e “Fermento pra Massa”. Pífanos e guitarras transportam “Pegue pra Ela” até o Nordeste, destino identificado também na cadência afrobaiana de “Fio de Prumo”, com vocais de Juçara Marçal e clavinete de Money Mark (colaborador dos Beastie Boys). Diante do ecletismo das referências e da riqueza das direções propostas, continuar chamando Criolo somente de rapper não dá conta de todo o seu talento. O mano está iluminado.

Vibração ambiciosa
Teophilus London pisca no radar desde que Timez Are Weird These Days (2011) apresentou sua fina junção de R&B com rap. Alguns EPs e mixtapes depois, o cantor nascido em Trinidad e Tobago e criado no Brooklyn novaiorquino retorna mais ambicioso com Vibes – como tudo o que leva a marca de Kanye West. O marido de Kim Kardashian solta a voz na melosa “Can’t Stop”, mas o caldo fica melhor quando ele restringe-se à produção, forjando bases electro para “Heartbreaker” e “Need Somebody”. Prince assinaria embaixo.



Sempre tem público
A banda florianopolitana Zumbi Tatuado é destaque no Palco MP3, plataforma virtual de artistas independentes brasileiros. O trio surgiu no final de 2010 e já obteve mais de 80 mil acessos para sua estreia, Agora Eu Quero Roquee (sic), puxada pela canção “A Procura de um Lar”. Como o nome do disco deixa bem claro, a banda trafega por uma sonoridade que, apesar de não primar pela originalidade, ainda encontra bastante fãs por aí.

Nenhum comentário: