20130718

E bota exclamação nisso

 photo 000b91b7-387d-48e7-8138-6395085ffe4c.jpg

(resenha publicada no Diário Catarinense, 30/05/2013)
Pronuncia-se “chk chk chk”. Bom saber, porque o !!! ameaça obrigar mais gente a citá-la depois de conhecer seu quinto disco. Em Thr!!!ler, o dance-punk associado à banda desde a virada do século dispensa informação prévia para ser apreciado. Bateu, valeu. É como o quase homônimo álbum multiplatinado de Michael Jackson, só que de um mundo imperfeito. Não inclui todos – mas quem está dentro jura que descobriu um punhado de hits.
Aqui aparecem todas as qualidades dos lançamentos anteriores e nenhum dos defeitos. Há o frescor da autointitulada estreia (2000), a vocação para as pistas de Louden Up Now (2004), a inclinação indie rock de Myth Takes (2007) e o amadurecimento de Strange Weather, Isn’t It? (2010). Não é pouco, sobretudo se considerada a situação atual dos colegas geracionais e estéticos do mais nova-iorquino dos grupos californianos.



Formado em 1996, a banda sentiu-se em casa quando se mudou de Sacramento para a costa leste americana. À sombra ausente das torres gêmeas, sua proposta crua, quebrada e dançante encontrou respaldo na cena onde se estabeleceriam LCD Soundystem e Rapture, aos quais é geralmente comparado. Hoje, um encerrou as atividades, outro ficou devendo em seu mais recente trabalho.



E o !!!, que nunca foi tão aclamado assim, se acaba nas guitarras à Chic de “One Girl/One Boy” ou na pulsão sexy de “Except Death”, ambas com o vocalista Nic Offer gastando seu falsete liberal em refrãos impecáveis. Menos imediatas, “Californyeah” e “Slyd” deixam vazios que criam expectativas sempre surpreendidas e superadas pelo pop das soluções que adotam. Tem outras que merecem exclamações, basta absorver. Pontos não faltam.

Nenhum comentário: