20100527

Menos 227 dias

(resenha publicada na revista Bizz #191, junho de 2001)

Difícil dizer como Shuggie Otis seria classificado hoje. Talvez sua música nem tivesse lugar no mercado atual, ou seria colocada entre Prince e D’Angelo. Em 1974, o problema foi o mesmo. Depois de três anos de lapidação, o segundo disco do californiano ganhou as lojas sem saber em que prateleira deveria ficar. As comparações, pelo menos, eram melhores: Marvin Gaye, Curtis Mayfield, Sly Stone. A reedição em CD (acrescida de três canções da estréia, Freedom Flight, de 1971) mostra a razão de tamanho alvoroço em torno do rapaz. O rótulo que Inspiration Information costuma receber – soul psicodélico – só simplifica a fluidez com que Shuggie vai do soul ao R&B, do funk a um certo ar “alternativo”.

Logo na abertura, com a faixa-título, o artista californiano desfila um balanço suave, com a lisergia na dose “boa viagem”. O estado continua sossegado com um suingue leve aqui (“Sparkle City”), um ritmo programado para dançar juntinho ali (“Aht Uh Mi Hed”). Para descolar o corpo, as levadas sofisticadas de “Not Available” e “Strawberry Letter #23” (esta, de seu primeiro disco), que fez sucesso em 1977 pelas mãos dos Brothers Johnson. Mas Shuggie usa outros meios para proporcionar o mesmo relaxamento, como em “Pling!”, “XL-30” e “Rainy Day”, feitas de paisagens sonoras tão eletrônicas quanto bucólicas – daí se entende por que Tortoise e Stereolab o apontam como influência.

Diante da fartura de inspiração, os Rolling Stones não perderam tempo e convidaram Shuggie para substituir Mick Taylor. Como bom torto, ele recusou. Assim como disse não às ofertas para integrar o Blood, Sweat & Tears e o Emerson, Lake & Palmer. Pouco depois, devido ao fraco desempenho do disco, foi dispensado da gravadora e se retirou da cena (rumores apontam para complicações com drogas) para sempre. Agora vem o detalhe: quando finalizou Inspiration Information, no qual cantou e tocou guitarra, piano, órgão, baixo e bateria, Shuggie tinha apenas 22 anos. Atualmente aos 48 e excitado com a repercussão bombástica (ainda que tardia) de seu trabalho, pensa em reunir uma banda e voltar a fazer shows. Vai fundo, tio.

SHUGGIE OTIS, Inspiration Information

Nenhum comentário: